Marcelo Oliveira: a voz dos trabalhadores na Câmara de Mauá

17/02/2016

Marcelo Oliveira nasceu em Mauá, na Região do ABC Paulista, em 10 de março de 1972. Foi na cidade, mais especificamente no Jardim Zaíra, que cresceu e vive até hoje com a família. Sua trajetória de vida está ligada à defesa dos trabalhadores. Casado, é formado em Processos de Produção e pós-graduado em Políticas Públicas.


Iniciou sua atividade profissional em comércios da cidade e, em 1994, foi admitido na General Motors do Brasil. Foi neste período que começou a militância sindical, sendo eleito representante da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) por seis mandatos consecutivos, dos quais dois como vice-presidente.

A luta em defesa de melhores condições de vida e de trabalho para o conjunto da classe trabalhadora logo o tornou um dirigente sindical de destaque. Em 2004 foi eleito diretor executivo da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP), onde exerceu dois mandatos. Em 2007 foi eleito diretor social do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, sendo reeleito três anos depois.

Em 2008 foi eleito para o primeiro mandato legislativo, sendo o vereador mais votado na história do PT de Mauá. Marcelo Oliveira foi reeleito quatro anos depois como o mais votado da cidade de Mauá. A ascensão política foi coroada no fim de 2014, quando o parlamentar foi escolhido pelos vereadores como Presidente da Câmara de Mauá para o biênio 2015-2016. O terceiro mandato consecutivo foi conquistado em 2016.

Marcelo Oliveira acumulou experiência no legislativo – além de presidente, foi líder de governo, de bancada e de oposição e integrou as comissões de Justiça e Redação (secretário e presidente), Finanças (presidente) e Cultura e Direitos Humanos (membro).

Uma das marcas de Marcelo Oliveira na Câmara é o diálogo permanente com a população, o que torna o mandato democrático e ajuda a definir as prioridades de atuação.